segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FALA VOCÊ!

A expressão acima é muito comum, quando há a necessidade de se falar em público, a verdade é que ninguém gosta de desenvolver essa tarefa, pois o que fala em público se expõe. Todos têm medo de serem ridicularizados.

É notória essa barreira na vida de todos, mas ela precisa ser vencida, desde os tempos de escola, poucos alunos gostam de apresentar um seminário, mas acaba sendo inevitável o dia dessa apresentação, seja na faculdade, na formatura, na empresa, em uma palestra, a qualquer momento a batata quente pode estar em sua mão.

Como vencer o medo?
Meu conselho é: Praticando!

Quanto mais se fala em público mais facilidade você tem para vencer o medo, mas acredite, ele nunca vai sumir, mas pode perfeitamente ser dominado.

Outras dicas são:
* Domine o assunto a ser falado
* Procure saber o perfil dos ouvintes
* Não seja por de mais demorado.
* Evite gírias, ou palavras chulas.
* Seja cordial e educado.
* Roupas e cabelos adequados e bem penteados ajudam muito, porém sem exageros.
* Fale com alegria, entusiasmo, passe emoção.
* E MUITA CALMA, domine as mãos e pernas e não deixe perceberem o seu nervosismo, isso tira o foco da sua palestra, os ouvintes vão passar a prestar atenção em você e não nas suas palavras.

Os primeiros 10 minutos são os mais críticos, por isso treine bem a introdução do assunto a ser falado, ao decorrer dos minutos automaticamente você vai se soltando.

Acerte o tom de voz com o tempo de fala, para não terminar em um tom mais baixo, e se o tom de voz mudar deve ser sempre para um tom maior, isso acontece quando nos envolvemos na mensagem transmitida. Mas cuidado para não ferir os ouvidos do público, isso também dispersará a audiência.

3 comentários:

  1. Ficar em evidencia é algo assustador para a maioria das pessoas.
    Mesmo pessoas que aparentemente são extrovertidas.
    Eu sou uma delas.
    Errar, falar algo sem nexo ou ainda ser ridicularizado pelos ouvintes ou espectadores é uma sensação horrível.
    Devagar vai-se dominando o medo.
    o Segredo é ser sempre objetivo, dinâmico e sempre bem humorado.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, falar em público está diretamente relacionado às certezas e convicções das pessoas. Falamos tantas "borrachas" e "abobrinhas" que, se estivermos diante de muitas pessoas, temos medo de falar. Além do mais, a sensação de ser avaliado não é muito boa. A questão é ter certeza e convicção de você mesmo, do assunto e do ambiente em que se está. É óbvio que ninguém já sai falando em público logo de primeira, mas o procedimento é progressivo. Primeiro você fala para poucas pessoas, depois para pequenos grupos, depois para grupos um pouco maiores, até que consegue falar para platéias. O problema é que vivemos na atual cultura virtual, onde falamos para muitas pessoas, mas em salas de bate-papo. É importante salientar também, que o falar em público é uma questão de liderança e autoridade, pois é necessário bastante liderança e autoridade para conseguir com que a atenção de muitas pessoas estejam voltadas para você sem que você se sinta desconfortado com isso. Todos terão ou já tiveram dificuldades para falar em público, mas todos podem aperfeiçoar. Todos podem fazê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos nesta atividade do Blog.
    Desejo muito sucesso ao grupo!!!
    Um abraço,
    Pof. Giuliano

    ResponderExcluir